Geriatria, Gerontologia e Pandemia

Atualizado: 10 de fev.



A pandemia nos obrigou a reinventar a forma de atender nossos pacientes na Geriatria e na Gerontologia. Ter que cuidar de perto mesmo estando de longe! A tecnologia veio para ficar e com novas formas de atender e de cuidar, mas o contato direto sempre vai ser muito importante e fez muita falta nesses meses.


A saúde mental dos profissionais e dos pacientes foi diretamente afetada. Se adaptar a todos os novos protocolos que mudam a cada dia, sentindo falta do contato direto com sua família, amigos e pacientes não é fácil. Mas existem muitas coisas novas que podem ser feitas usando a tecnologia e devem ser aproveitadas. Formas inovadoras de cuidar e atender que facilitam e aceleram a assertividade do cuidado e que vão continuar.


Com o aumento do contato, retorno das reuniões, consultas presenciais e contato direto com os profissionais e pacientes a gente pode perceber a falta que faz estar perto de verdade. Houve aumento da ansiedade, medo e distúrbios da saúde mental em todas as pessoas durante esse processo e a forma de interagir foi modificada para sempre, mesmo que os protocolos voltem aos moldes de antes da pandemia. Temos que aprender a ser feliz nesse “novo normal” e aproveitar as mudanças boas dessa etapa das nossas vidas.


Nas instituições de longa permanência para idosos as visitas virtuais e o contato com várias formas de proteção estão aí e protegem os pacientes de vários problemas. Eles vão continuar, mas terão que ser feitos sempre com muito calor humano. Precisamos de vários projetos para ajudar tantas pessoas institucionalizadas no mundo, mas principalmente no nosso País, que vem envelhecendo de forma rápida e despreparada.

Nesse sentido a UNIDOSO – União Nacional dos Idosos veio para somar com todas essas ideias e projetos, viabilizando todo tipo de interação em prol do idoso e principalmente o institucionalizado que muitas vezes sofre com a falta dos entes queridos, mas ganha uma nova família e amigos nessas casas.


Rafael Pacheco Terra

Médico geriatra


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo